Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Mensagem de Final de Ano da Reitoria do ITA

Publicado em 18/12/2022 – 18h08

 

Neste final ano tivemos mais uma excelente formatura da graduação do ITA, com 105 formandos em Engenharia. Diversas premiações, vários alunos se formando em dupla titulação com nossos parceiros franceses, a conceituada École Polytechinque, e alguns recebendo os certificados do Programa de Formação Complementar (“minors”) em adição aos diplomas tradicionais. Dentre todos os formandos, a melhor nota final coube à Ana Paula Schuch, Engenheira de Computação, summa cum laude.

Por falar em mulheres, elas se destacaram no ITA em 2022. Em outubro realizamos o I Congresso Internacional de Mulheres em STEAM (CIMESTEAM) promovendo a ampliação da participação das mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Cabe aqui recordar que a nossa primeira formanda summa cum laude, a hoje Capitã Engenheira Mayara Condé, agraciada em 2011, foi, este ano, ganhadora do Prêmio Ester Sabino, conferida pelo Governo do Estado de SP, na categoria Jovem Pesquisadora. Demos posse à primeira mulher à frente da Presidência do CASD em 72 anos, a Ana Carolina Mioni. Eleita dentre todos os alunos do ITA, ela tem a missão de dirigir um centro estudantil que tem um enorme papel de manter as tradições iteanas de excelência. Outra bela notícia é que a primeira colocada no vestibular do ITA deste ano é a Luciana de Oliveira Santos. Resumidamente, apesar de ainda termos poucas mulheres no ITA, elas vêm se destacando bastante, demonstrando que a escola tem muita abertura à presença delas.

Inauguramos em 2022 o vestibular para Pessoas com Deficiência. Aprovado pelo COMAER, em reunião do Alto Comando, o ITA abre a possibilidade inédita de receber candidatos que não seriam aprovados na terceira fase do concurso, que é composto de exames médicos para a formação militar no CPOR. Assim, o ITA através da FAB, está interessado nos melhores candidatos baseado na meritocracia. Com isso, candidatos que eventualmente sejam reprovados, podem solicitar isenção de cursarem o CPOR, desde que tenham escolhido fazer o ITA como civis.

A qualidade do ITA se mantém em alto nível. As avaliações externas têm colocado o ITA em destaque nacional, como a avaliação promovida pelo Estadão em parceria com a Quero Educação, identificando o ITA como a única faculdade com 100% de seus cursos com nota máxima neste ranking. No processo de recredenciamento pelo MEC, recebemos o Conceito Institucional (CI) máximo cinco (5) pelo INEP, faltando apenas a validação final pelo MEC. Recebemos também o prêmio CAPES-Elsevier, como a faculdade Brasileira com melhores indicadores de parcerias científicas com empresas, o que também muito nos orgulha. Em nível internacional, estamos em processo de acreditação internacional nos Estados Unidos, através da ABET – Accreditation Bureau of Engineering and Technology, entidade que certifica cursos de engenharia como Mecânica e Civil da Stanford, Mecânica da Caltech e Aeronáutica, Astronáutica e de Computação da AFIT.

Como resultado da formação de alto nível e pesquisas científicas de ponta, temos boas entregas concretas para a sociedade. O robô subaquático da nossa Engenharia Eletrônica foi testado com sucesso em uma usina hidrelétrica, com funcionamento de forma autônoma, cumprindo uma marca inédita.  O robô do Centro de Competência em Manufatura – CCM para transporte de cargas pesadas, foi premiado pela Petrobrás. E nosso cubesat SPORT, projetado no Centro Espacial do ITA - CEI, em parceria com INPE, NASA e Universidade de Utah (EUA), foi transportado com sucesso pela SpaceX para a estação espacial internacional (ISS), devendo ser lançado ao espaço, a partir da ISS, nos próximos dias.

Fechamos vários acordos relevantes em 2022. Uma parceria entre ITA, FAPESP e Embraer foi aprovada, garantindo orçamento de pesquisa de R$ 48 milhões (50% de FAPESP e 50% de Embraer) para desenvolvimento de um Centro de Pesquisa em Mobilidade Aérea do Futuro. Unicamp e escolas internacionais de renome fazem parte da iniciativa. Na área espacial, firmamos acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, para integrarmos o Programa Artemis, da NASA, com a missão SelenITA, que tem o objetivo de enviar um cubesat para orbitar a Lua para coletar dados para pesquisa científica. Já temos confirmados R$ 39 milhões da FINEP para as atividades iniciais. Recebemos também aprovação da International Space University para organizar o Space Studies Program (SSP), com duração de nove semanas, um evento mundial itinerante, de formação de recursos humanos na área de espaço, no ITA e no INPE, com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. A EMBRAER e a Visiona já confirmaram suporte financeiro ao evento, sendo o patrocinador principal.

Publicamos o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2031, com grandes propostas para os próximos 10 anos. Pretendemos estudar a criação da Divisão de Engenharia Espacial, nosso Centro de Inovação, Fundo de Endowment e avançar as obras de expansão. Aliás, mais um novo prédio do H8 (alojamento do ITA) deve ser entregue no primeiro semestre de 2023, visto se encontrar com obras bem avançadas. A vila residencial de professores pode ser uma das próximas obras de expansão, permitindo que professores tenham uma residência no Campus, como preconiza o modelo pedagógico do ITA e nosso PDI.

Tudo que alcançamos nesse ano é resultado do esforço de todos os nossos colaboradores, assim como do apoio irrestrito da Força Aérea Brasileira, por meio do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, entidades perenes do Estado Brasileiro.      

Desejamos boas festas a toda comunidade Iteana, boas férias àqueles que farão jus a um merecido descanso e um retorno em 2023 com baterias recarregadas para um ano repleto de alegrias e entregas para nossa sociedade Brasileira.

 

                                                                                                                                                                                                                    Reitoria do ITA

Foto: DCTA