Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Ministro Marcos Pontes visita Centro Espacial do ITA (CEI)

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Cesar Pontes, acompanhado do Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, visitou hoje (03) o Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A chegada foi no aeroporto do DCTA, onde foi recebido pelo Diretor-geral, Major Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, demais oficiais generais e pelo Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Em seguida, a comitiva deslocou-se para o Centro Espacial do ITA (CEI), onde foi realizada uma visita pelas instalações e apresentação sobre as atividades existentes no CEI.

Criado em 28 de fevereiro de 2020, o Centro Espacial do ITA atua como centro de formação e capacitação de recursos humanos e na pesquisa científica e tecnológica para as atividades relacionadas ao setor aeroespacial.

O Ministro Marcos Pontes foi apresentado aos projetos realizados no Centro pelo Major Aviador Pedro Kukulka, chefe do CEI. O ITASAT-1, que foi o grande impulsionador da criação do Centro Espacial, um microssatélite desenvolvido em parceria com a AEB e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com o objetivo de proporcionar formação de recursos humanos de estudantes de graduação e pós-graduação. Lançado ao espaço por um foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, da Base Aérea de Vanderberg, na Califórnia – EUA, em dezembro de 2018. O SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task), financiado pela NASA, o projeto trata do desenvolvimento de um nanossatélite com a finalidade de investigar o clima espacial em colaboração com o INPE, o Marshall Space Flight Center e universidades americanas. E o ITASAT-2, projeto iniciado por solicitação da AEB, que prevê o lançamento de uma constelação de três satélites para fazer investigações científicas e tecnológicas na ionosfera. Além de ampliar as relações institucionais já estabelecidas durante o projeto SPORT, sela uma nova parceria com a Universidade Technion, em Israel.

Ao final da visita, o Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, atualmente na reserva, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1993, astronauta brasileiro e Ministro do MCTI, Marcos Pontes, afirmou “é muito bom retornar a este campus, vivi parte marcante da minha vida aqui, lembro cada um dos detalhes. Os recursos aplicados em atividades como as que vemos aqui no ITA não são gastos, são investimentos. O retorno que obtemos para o país é muito mais alto daquilo que foi investido. Isso deve ser incentivado”.

 

Texto: Cap Fábio Cox - ITA

Foto: Sarg Roberto - DCTA