Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

NOTA DE FALECIMENTO – Prof. Dr. José Edimar Barbosa Oliveira

Pesquisador teve estudos publicados nas principais revistas científicas do mundo 

 

Publicado em 26/04/2023 – 16h25

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) comunica nesta quarta-feira (26), com grande pesar, o falecimento do Professor Doutor José Edimar Barbosa Oliveira, aos 68 anos.

Graduado em Engenharia Elétrica Opção Eletrônica pela Universidade de Brasília (UnB) em 1976, Professor Edimar cursou o mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação no ITA em 1979. Além disso, concluiu o doutorado em Electric Engeneering pela McGuill University e o Pós-Doutorado na área de dispositivos e sensores acusto ópticos pelo National Research Council Canada, ambas instituições canadenses.

Atualmente, atuava como professor do ITA, sendo um dos precursores do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), com publicações nas principais revistas científicas do mundo. Professor Edimar também possuía larga experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em eletrognetismo aplicado e microondas em fotônica, atuando principalmente nos seguintes temas: dispositivos e sistemas fotônicos em óptica integrada, enlaces de comunicações ópticas com alto desempenho, dispositivos e sensores acusto ópticos baseados em célula Bragg.

O Professor Doutor José Edimar Barbosa Oliveira será sepultado nesta quinta-feira (27), a partir das 6h, no Auditório Francisco Antônio Lacaz Netto, no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O sepultamento está previsto para acontecer no Cemitério do Morumbi, em São José dos Campos (SP), às 11h.

O ITA se solidariza com familiares e amigos neste momento de profunda dor.

 

Fonte: ITA

Foto: Acervo ITA 

Revisão: ACS-DCTA