Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Nota Falecimento de Joseph Kovács

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica lamenta o falecimento de Joseph Kovács. Grande projetista de aeronaves, ficou conhecido internacionalmente pelo desenvolvimento do T-25 Universal, usado há mais de 40 anos no treinamento de cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB) e também utilizado pela Esquadrilha da Fumaça.

Húngaro naturalizado brasileiro, chegou ao país em 1948, recém-formado em engenharia mecânica, considerado melhor aluno da então Escola Técnica Superior do Reinado Húngaro. Seu primeiro emprego foi no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (da cidade de São Paulo), mas sua mudança para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no começo da década de 50, que marcou sua carreira e permitiu que seguisse na aviação. No ITA, fez parte do grupo liderado pelo pioneiro da aviação alemã, Hendrich Focke, empenhado no desenvolvimento do Convertiplano, o primeiro avião com decolagem e pouso vertical do mundo.

Do ITA, seguiu para a Construtora Aeronáutica Neiva (hoje grupo Embraer). Lá desenvolveu O T-25 Universal, com inovações importantes para a época, como o motor a turbina para um modelo de treinamento, uma vez que as demais aeronaves utilizavam motor a pistão. Posteriormente, foi para Embraer (São Jose dos Campos), onde permaneceu até sua aposentadoria. Kovács tem mais de 50 aeronaves em seu currículo, embora nem todas tenham sido produzidas em série.

Joseph Kovács faleceu nesse domingo, 14 de julho, e deixa um legado importante para a indústria aeronáutica brasileira.

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social

Publicado em 15 de julho de 2019.