Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Novos alunos do ITA são matriculados

Candidatos aprovados no Processo Seletivo 2024 passaram pela chamada final

 

Publicado em 14/02/2024 - 15h25

 

Desde o final de janeiro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) passa a contar com 150 novos alunos de graduação que foram aprovados no Concurso de Admissão 2024. A chamada final dos candidatos, última etapa do Processo Seletivo, aconteceu na sexta-feira (26), no Auditório Francisco Lacaz Netto, no campus de Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

A solenidade foi presidida pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, e contou com a presença do Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz, da Pró-Reitora de Administração do Instituto, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, do Pró-Reitor de Graduação do Instituto, Celso Massaki Hirata, entre outras autoridades civis e militares, professores e alunos.

Na abertura da cerimônia, ao desejar as boas-vindas aos novos estudantes, o Reitor do ITA, Professor Lorenzi, deu-lhes os parabéns e, dirigindo-se aos familiares presentes, cumprimentou-os pela dedicação e incentivo prestados. “O ITA tem cerca de 75 anos e o que ele representa hoje é o resultado de todos aqueles que já passaram por aqui. Isso significa que, em breve, vocês também terão contribuição nessa história”, apontou.

A chefe da Divisão de Assuntos Estudantis, Professora Doutora Cristiane Pessôa da Cunha, também ressaltou a importância dessa etapa na vida dos estudantes e explicou os métodos de acolhimento desenvolvidos pelo ITA para os alunos ingressantes. “O ITA é responsável pela formação acadêmica e zela também pela formação pessoal, calcada em fortes princípios éticos”, disse.

A primeira fase dos aprendizados ocorre entre fevereiro e março, antes mesmo do início do ano letivo, quando os aprovados passarão por treinamentos militares no CPORAER-SJ. “Essa é uma oportunidade que o ITA e a Força Aérea Brasileira fornecem aos senhores e, diante disso, gostaria de parabenizá-los e desejar as boas vindas”, comentou o comandante do CPORAER-SJ, Coronel Kléber.

CONCURSO DE ADMISSÃO 2024

Cerca de 10 mil pessoas se inscreveram no Concurso de Admissão ao ITA de 2024, um dos processos seletivos mais disputados do país. Os 150 aprovados passaram por três etapas, sendo a primeira uma prova objetiva, a segunda uma prova discursiva, e a terceira composta pela inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e heteroidentificação aos que se autodeclararam negros.

Entre os matriculados na Turma 28 do ITA, que respeitando a tradição é chamada pelo ano de conclusão do curso de graduação, estão estudantes que já conhecem bem essa verdadeira maratona de preparação. O Arthur dos Santos Serra é natural do distrito de Monte Dourado, a mais de 800 km de Belém, no Pará, e prestou o vestibular do ITA pela terceira vez. Nas duas primeiras, para chegar até a capital do estado e realizar a prova, precisou passar quase três dias navegando em rios da região onde morava. “Depois disso, em 2022, por conta de resultados obtidos em olímpiadas e outras provas, recebi uma bolsa de estudos e me mudei para Fortaleza, onde continuei me dedicando e consegui a tão sonhada aprovação”, comentou.

O presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), Victor Hugo Godoy Morais, da Turma 26 do ITA, pontuou que essa dedicação auxilia que os estudantes sejam grandes profissionais e líderes no futuro. “Vocês estão se integrando em uma Instituição sem igual, e nós da comunidade discente temos o dever de colaborar com a escola e com a sociedade global, zelando pela excelência da educação no ITA e com a sua evolução, visando a formação de líderes em diferentes áreas”, projetou.

 

Foto: ITA

Fonte: ITA