Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Estão abertas as Inscrições para o PFC em Ciências de Dados

O objetivo do PFC em Ciência de Dados do ITA (PFC-D) é habilitar os alunos de graduação a adquirirem competências exigidas dos profissionais denominados Engenheiros ou Cientistas de Dados. Tais competências são as seguintes:

  • Pensamento computacional e estatístico;
  • Conhecimento de fundamentos matemáticos para análise apropriada de dados;
  • Construção e avaliação de modelos elaborados a partir dos dados; Fundamentos de algoritmos e software;
  • Conhecimentos em armazenamento e organização de dados;
  • Habilidades de transferência de conhecimento (comunicação).

O PFC-D é composto por um conjunto selecionado de disciplinas de graduação e de pós-graduação, do ITA e de instituições conveniadas, indicadas pela Coordenação. Essas disciplinas encontram-se divididas em três grandes eixos: matemática,

computação e estatística. Um total de 144 horas-aula deverá ser cursado, sendo distribuídas pelo menos 48 horas-aula em cada um dos eixos. A disciplina “CMC-13 Introdução à Ciência de Dados” é obrigatória para todos os interessados.

 

Também será necessário apresentar um trabalho de conclusão em temática relacionada a Ciência de Dados, seja na proposição de novos métodos e técnicas de análise e gerenciamento de dados, seja na aplicação de técnicas de Ciência de Dados em uma área específica. O tempo de dedicação ao trabalho de conclusão é definido como 80h.

 

Os interessados podem cursar as disciplinas do PFC-D desde o primeiro ano do Fundamental, mas deverão realizar uma solicitação de cadastro no PFC a partir do 1º  PROF à coordenação do programa, acompanhado de plano de trabalho que será apreciado pela coordenação do PFC. O plano de trabalho deve conter uma lista das disciplinas já cursadas e a serem cursadas, bem como uma descrição preliminar do trabalho de conclusão do PFC.

 

Solicitações de cadastro no PFC devem ser encaminhadas para: Prof. José M Parente de Oliveira - parente@ita.br - Ramal 6941.