Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Título de Professor Emérito é concedido ao Professor Cecchini

Professor Cecchini

O Professor Marco Antonio Guglielmo Cecchini recebeu, na solenidade da colação de grau dos cursos de graduação do ITA, ocorrida no dia 13 de dezembro de 2014, o título de Professor Emérito da Instituição.

O Professor Cecchini é o quinto professor, em toda a história da Instituição, a fazer jus a esta honraria. A concessão ocorreu na Reunião Extraordinária da Congregação ocorrida em 25 de setembro de 2014, tendo sido votada e aprovada pela unanimidade dos membros presentes na sessão.

Norma

A concessão do título é regulada pela Resolução de 22 de setembro de 1966, aprovada na Reunião Ordinária 134, 2a Sessão:

“Normas para Concessão de Título de Professor Emérito

  1. O título de Professor Emérito somente poderá ser concedido pela Congregação, pelo voto de dois terços de seus membros, a antigos professores do Instituto vivos ou falecidos, por seus trabalhos, sua dedicação, seu saber e seu caráter, forem merecedores desse título.
  2. A entrega do título será realizada em Sessão solene da Congregação, ou na sessão de entrega de diplomas dos engenheiros do ITA, a critério da Reitoria.
  3. O nome e o título de Professor Emérito serão impressos no catálogo do ITA”.

Professores Eméritos

A lista atualizada dos ilustres Professores Eméritos do ITA passa a ter a seguinte composição:

Darcy Domingos Novo
Fernando Pessoa Rebello
Luiz Cantanhede de Carvalho Almeida Filho
Marco Antonio Guglielmo Cecchini
Paulus Aulus Pompéia

 

Pequena biografia do Professor Cecchini

 

Professor Marco Antonio Guglielmo Cecchini

Nascido na cidade de Paris, França, em 13 de junho de 1924. Marco Antonio Guglielmo Cecchini veio para o Brasil com a família ainda com 3 anos de idade. Até chegar em São José dos Campos em 1953, morou em Olímpia, Jaboticabal e São Paulo.

Com longa trajetória voltada a carreira acadêmica, Professor Cecchini, como é conhecido, teve uma longa e importante história no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Sua trajetória no ITA envolve 7 anos de docência, até chegar a Reitoria, cargo que ocupou de novembro de 1960 a julho de 1965. Em seguida foi Chefe de Departamento de Química, Chefe de Divisão Fundamental, Vice-Reitor (1973 a 1976) e Chefe da Divisão de Pós-Graduação (1986 a 1994). Fora do ITA, também ocupou a chefia do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 1980-1981.

No período em que foi Reitor do ITA introduziu a pós-graduação, posteriormente batizada por “stricto sensu”, que serviu de modelo para toda a pós-graduação brasileira de todas as áreas do conhecimento. Para isso participou das negociações com a “Agency for International Development” do Governo Americano, para o financiamento da missão de 14 professores da Universidade de Michigan no corpo docente do ITA. Instalou o curso de engenharia mecânica no ITA. Negociou auxílio com a “Ford Foundation” para adquirir e instalar o primeiro computador utilizado no ensino da engenharia no Brasil (1962).

Professor Cecchini também prestou várias assessorias.

Foi membro da Comissão de Ensino de Engenharia do Ministério da Educação e Cultura de 1972 a 1980 e de 1984 a 1986.

Membro do Conselho de Curadores encarregado de instalar a Universidade Federal de São Carlos e da comissão encarregada de instalar a Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (hoje pertencente à UNESP), além 38 comissões de credenciamento de cursos, faculdades e universidades.

Foi assessor da FAPESP, do CNPq, do MCT, do PADCT e do Governo do Estado de São Paulo, em assuntos de química, química fina, materiais, tempo integral e de educação e ensino. Membro e, em alguns casos presidente, de 31 bancas de concursos de docentes e de 31 bancas de teses de mestrado e de doutorado. Foi coordenador do II Encontro Nacional de Corrosão (1973) e Vice-Presidente do VII Congresso Internacional de Corrosão Metálica (1978).

Títulos e Honrarias

Membro Titular Fundador da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. “Médaille Aéronautique” concedida pelo Governo Francês. Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau de Oficial, e Medalha de Mérito Aeronáutico concedidos pelo Governo Brasileiro. Foi homenageado com placas pela FEG e pela Associação Brasileira de Corrosão Metálica. É sócio emérito da Associação dos Engenheiros do ITA.

Foi eleito Presidente da Congregação do ITA em três períodos distintos: de 1958 a 1960, de 1965 a 1967 e de 1974 a 1975, ano em que esse cargo passou a ser exercido pelo Reitor.

Patrono, paraninfo e professor homenageado de várias turmas de engenheiros do ITA e da FEG.

Foto: ITA