Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Programa de Cátedras entre ITA e Suécia inicia nova fase

Publicado em 07/01/2022 – 10h12min

 

Com a renovação da cátedra do professor Dan Henningson, o programa intensifica a cooperação entre os dois países

 

Instituído no primeiro semestre de 2015, o Programa Swedish Endowed Professor Chair at ITA in the Honor of Peter Wallenberg Sr., iniciativa do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e da empresa sueca SAAB para intercâmbio e cooperação de pesquisadores dos dois países, acaba de ter uma de suas cátedras renovada, iniciando nova fase do Programa de Cátedras CISB-SAAB.

Com cinco anos de um trabalho exitoso, o programa, que estabelece cátedras no ITA, propõe o desenvolvimento de educação conjunta, a pesquisa bilateral, o apoio a pesquisas no âmbito da engenharia aeronáutica e a expansão contínua de cooperação entre as instituições envolvidas. O programa já trouxe ao Brasil quatro professores suecos e contará, em sua nova fase, com a renovação da cátedra do professor Dan Henningson, da KTH Royal Institute of Technology.

Professor Henningson iniciou seus trabalhos no ITA em julho de 2016 e, desde então, tem desenhado uma trajetória de sucesso com o objetivo de intensificar os laços entre Brasil e Suécia. Durante esse período, o professor participou da coorientação de vários alunos de doutorado, dentre os quais se encontra o aluno Kenzo Sasaki, que, em 2020, ganhou o Prêmio CAPES de Melhor Tese na área de Engenharias III. Entre as pesquisas realizadas em parceria entre o ITA e a KTH, destacam-se os experimentos realizados no túnel de vento do ITA para avaliação de um modelo projetado pela KTH e pela SAAB com controle para redução de arrasto. Os resultados das pesquisas possibilitaram a publicação de mais de 10 artigos em periódicos científicos de alto impacto, descrevendo as principais contribuições resultantes dessa cooperação.

Além do Professor Dan Henningson, integram atualmente o programa o Professor Petter Krus da universidade sueca Linköping University e os Professores Tomas Grönstetd e Ragnar Larsson da Chalmers University of Technology. Como resultado do Programa de Cátedras instituído pelo CISB e pela SAAB, ressalta-se a criação, em maio de 2018, do Centro Sueco de Pesquisa Aeroespacial (SARC, na sigla em inglês), uma colaboração estratégica de universidades e institutos suecos de pesquisa no setor aeroespacial. Do lado brasileiro, destaca-se a articulação da rede BARINet (da sigla em inglês Brazilizan Aerospace Research and Innovation Network), envolvendo professores de diversas universidades atuantes da área aeroespacial.

Em virtude do sucesso de modelo adotado, as pesquisas se expandiram para outras instituições de destaque no Brasil, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade de São Paulo (USP), a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal do ABC (UFABC).

A nova fase do programa planeja diferentes desafios, como a expansão das atividades conjuntas SARC-BARINet, o fortalecimento da colaboração com o setor das indústrias aeroespaciais suecas e brasileiras, bem como o transbordamento de conhecimento multidisciplinar dos professores catedráticos para outras áreas de interesse.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA