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Projeto Mulheres em STEM²D inicia seu quarto ano

A sigla STEM, que significa Ciência, Tecnologia Engenharia e Matemática (em inglês: Science, Technology, Engineering e Mathmatics), foi criada para abordar a escassez atual e futura de trabalhadores qualificados em campos de ciências exatas e o ensino nessas áreas.

Acredita-se que, ao ensinar esses assuntos com uma abordagem interdisciplinar, a educação STEM será mais relevante e divertida (e assim atrair mais alunos), desenvolvendo habilidades de pensamento crítico necessárias na força de trabalho de alta tecnologia, atual e futura.

Para reverter esse quadro, organizações em todo o mundo estão desenvolvendo ações e projetos com intuito de despertar o interesse pelo STEM, sobretudo para as meninas.

O ITA, com o apoio da Johnson& Johnson, iniciou o projeto: Mulheres em STEM²D, no ano de 2016, que visa despertar o interesse de jovens meninas pelas exatas e também fomentar que as alunas de graduação busquem desenvolver suas carreiras nesse segmento.

Durante os 3 primeiros anos, o projeto atingiu um grande número de estudantes com ações importantes para fomentar o interesse entre os 11 e 17 anos. No Ensino Fundamental II e Médio foram:

  • 721 meninas participaram de oficinas que tinham o intuito de aproximá-las de atividades lúdicas nas áreas de exatas;
  • 560 compareceram em eventos do “Dia da Engenharia no ITA”;
  • 3.863 assistiram a palestras sobre ciências exatas e engenharia, ministradas por alunas do ITA, cujo objetivo, além de esclarecer sobre essas áreas, foi apresentar modelos reais de engenheiras com idade próxima às das estudantes; e
  • 91 receberam mentoria (quando alguém mais experiente ajuda a orientar uma pessoa menos experiente ou menos experiente.

Entre alunas de graduação e pós-graduação, 615 participaram de eventos e workshops relativos à carreira.

Neste ano, o projeto inicia seu quarto ciclo de desenvolvimento, com a participação de 25 alunas de graduação, 5 professoras, 1 pesquisadora e a relações públicas da instituição e pretende ampliar a abrangência de jovens envolvidas.

 

Fonte:Divisão de Comunicação Social.

Publicado em 8 de março de 2019.