Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Protocolo de Intenções do Projeto SelenITA é assinado na FAB

Publicada em: 27/10/2022 – 14h:48

 

O termo de cooperação é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a Força Aérea Brasileira (FAB)

 

Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, na tarde dessa segunda-feira (24/10), o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, para a cerimônia alusiva à assinatura do Protocolo de Intenções do Projeto SelenITA, que entrará em vigor e terá vigência de cinco anos, podendo ser renovado.

Com o intuito de unir esforços e empreender a cooperação mútua de ações institucionais conjuntas, o protocolo de intenções, em apoio ao Programa Artemis, desenvolve o projeto SelenITA, que visa estudar, tanto o clima espacial quanto a geofísica da lua, por meio de um pequeno satélite propulsado, capaz de controlar sua altitude para realizar medidas de parâmetros importantes na compreensão do sistema terra-lua e da lua especificamente. A proposta fornece área de carga útil em um CubeSat 12u (do Inglês, Cube e Satellite - Cubo e Satélite - 24x24x36 cm).

De acordo com o Ministro, o acordo entre as instituições é uma oportunidade de alavancar o conhecimento. “Nós não temos mais tempo a perder. O espaço se incorporou no nosso dia a dia e, felizmente, temos competência e capacidades de nos posicionarmos. Agradeço por mais essa parceria e que venham outras”, ressaltou.

O Comandante da FAB destacou a importância da parceria. “O que nós estamos fazendo hoje aqui é mais um passo em direção ao espaço. Faz parte da nossa personalidade desafiar os limites, tentar ultrapassar as bordas do conhecimento que hoje nós entendemos como possível”, disse o Oficial-General.

Conforme o Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o projeto pode atender à comunidade científica interessada no estudo da região lunar e cislunar. “A gente imagina esta missão como uma vasta gama de oportunidades. Por exemplo, a exploração do solo lunar, com a possibilidade de identificarmos sais minerais diferenciados que interessem à comunidade mundial ou empresas de mineração, que já é uma grande realidade. Outra possibilidade é o estudo do clima e de tempestades solares, qual o impacto, o papel da lua e como isso pode afetar as comunicações no Brasil e no mundo”, salientou.

A solenidade ocorreu no Espaço Força Aérea, no prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF) e contou, ainda, com a presença de membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais, entre outras autoridades.

Projeto Selenita

O projeto deverá contar com a participação da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, do inglês National Aeronautics and Space Administration), estabelecida pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e de universidades americanas. A contribuição dessa proposta e de outras iniciativas já presentes, inclui-se no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), coordenado pela AEB.

 

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas

Edição: DCS-ITA

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER