Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Realizado Workshop sobre Robótica Aérea

Workshop Vant

Aconteceu nesta terça-feira, 28 de abril, o “I Workshop de Robótica Aérea” do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A  área de pesquisa em robótica aérea tem como objeto de estudo os veículos aéreos não tripulados (VANT) de pequeno porte, com alto grau de autonomia. Estas aeronaves, também conhecidas como "drones", são supervisionados à distância e conseguem executar manobras com pouca interferência humana. VANTs podem ser aplicados em diversas atividades como monitoramento, defesa e segurança, inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica, inspeção de oleodutos, mapeamento, fotografia e filmagem.

Ao longo do evento, foram apresentados 10 trabalhos, de elevado nível técnico, com temas relacionados a modelagem, simulação, estratégias de controle de voo, desenvolvimento de piloto automático e ensaio em voo, com foco em plataformas aéreas dos tipos multicópteros, dirigíveis e aeroplanos. A reunião contou com a presença de 35 pessoas, incluindo professores  (do ITA e da Univap), pesquisadores (do ITA e do IEAv) e alunos (do ITA). O projeto e pesquisa nesta área é multidisciplinar, congregando aeronáutica, mecânica, eletrônica e computação. 

Os apresentadores e os títulos das respectivas apresentações foram os seguintes:

  • Igor A. A. Prado. “A Safe Position Control Strategy for Multirotor Helicopters”. 
  • Mayara K. S. Duarte. “Análise Comparativa do Controle de Trajetória de um Quadricóptero Aplicando Técnicas de Controle Ótimo - LQT x LQR”.
  • Rubens J. M. Afonso. “Planejamento de Trajetórias com Waypoints via Controle Preditivo”.
  • Davi A. Santos. “Waypoint-Based Guidance for Multirotor Aerial Vehicles Using a Model Predictive Controller”
  • Ícaro B. Viana. “Trajectory Control of Multirotor Helicopters with Obstacle Avoidance”.
  • Felipe L. L. Medeiros; Vitor C. F. Gomes.  “Pouso Autônomo de VANTs do Tipo VTOL Baseado em Visão Computacional”.
  • Helosman Figueiredo; Alessandro Mendes. “Concepção, Projeto e Desenvolvimento de Robôs Aéreos e seus Sistemas Embarcados”.
  • Davi F. Castro. “Ambiente de Simulação SIL para Sistemas de Controle de Formação em Posição para Multicópteros”.
  • Marcelo H. Santos. “Ambiente de Laboratório para rápido desenvolvimento de VANTs”.
  • Jônatas S. Santos. “Desenvolvimento de Veículos Mais Leves que o Ar”.

O evento foi organizado pelo Prof. Davi Antônio dos Santos (ITA), coordenador do Laboratório de Robótica Aérea (LRA) do ITA.