Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Reitor do ITA é homenageado pela Agência Espacial Brasileira

Professor Anderson Ribeiro Correia recebeu a medalha de Honra ao Mérito Espacial

 

Publicado em 15/02/2023 – 11h15

 

Na última sexta-feira (10), durante a cerimônia de comemoração dos 29 anos da Agência Espacial Brasileira (AEB), o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, recebeu a medalha de Honra ao Mérito Espacial pelos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto. O evento aconteceu na sede da AEB, em Brasília, e homenageou ainda outros nomes que possuem relevantes contribuições para o setor aeroespacial.

Na ocasião, Anderson Ribeiro Correia foi representado pelo Professor Doutor Luis Eduardo Vergueiro Loures da Costa, chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais do ITA.  Pelas redes sociais, o Reitor agradeceu pela honraria recebida, estendendo a conquista para toda comunidade Iteana.

Na abertura da cerimônia, o presidente da AEB, Carlos Augusto Teixeira de Moura, afirmou que o sistema espacial é uma ferramenta que permite integrar o país e diminuir desigualdades. “A Agência Espacial Brasileira é um órgão central de um sistema que tem instituições tradicionais, como a Força Aérea Brasileira, e também novos atores, como institutos de pesquisas e startups. E esse sistema só cresce quando conseguimos unir forças e alinhar nossos objetivos”, completou.

Em um vídeo enviado ao evento, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, afirmou que as tecnologias espaciais são estratégicas para o nosso país e cumprem um papel fundamental para a indústria aeroespacial. “Todos vocês que recebem esse reconhecimento hoje contribuem para que a ciência brasileira esteja a serviço da soberania nacional e ao bem estar do povo brasileiro”, apontou a Ministra.

Durante o evento, também foram entregues diplomas de reconhecimento pela relevância das atividades em prol do setor espacial brasileiro. Professor Doutor Luis Eduardo Vergueiro Loures da Costa, pioneiro na implantação do Centro Espacial ITA, recebeu a honraria com destaque para o estabelecimento de laços científicos e tecnológicos com a NASA (do inglês, National Aeronautics and Space Administration) e a Agência Espacial Brasileira. James Spann, pesquisador da NASA Headquarters, e Charles Swanson, da Universidade Estadual de Utah, receberam o diploma pela cooperação internacional e o desenvolvimento da missão SPORT, que em uma parceria com o ITA, lançou ao espaço um nanossatélite utilizado para coleta de dados sobre tempestades solares.

 

AEB

A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e responsável por formular, coordenar e executar a política espacial brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem estar da sociedade por meio do emprego soberano do setor espacial. 

 

Fonte: ITA

Foto: Reprodução / AEB

Edição: ITA

Revisão: ACS-DCTA