Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Simpósio debate aplicações operacionais em áreas de defesa

XXII Sige

Começa nesta terça-feira (29/09) e vai até o dia 1° de outubro a 17ª edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE). O evento, organizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), será realizado em São José dos Campos (SP).

Com abordagem em assuntos operacionais, como Análise Operacional, Comando e Controle, Guerra Eletrônica e Sistemas de Armas, o simpósio tem como principal objetivo a troca de experiência entre os setores acadêmico, industrial e operacional. A sociedade civil e militar e o setor operacional das Forças Armadas terão a oportunidade de discutir ensino, pesquisa e desenvolvimento no campo da Política e Defesa Nacional.

O Coordenador Geral da Comissão organizadora do Simpósio, Coronel Aviador Romero da Costa Moreira, conta que o simpósio é de grande relevância para os envolvidos. “Procuramos sempre balancear na escolha dos temas que serão abordados no escopo do SIGE para que todos os profissionais possam aproveitar ao máximo o conhecimento em todas as áreas. O objetivo é fazer com que as Forças Armadas e o meio acadêmico estejam sempre integrados”.

Estão programados para o simpósio quatro minicursos, 11 palestras com participação de profissionais internacionais na área de indústria de aviação, sistemas integrados, defesa cibernética e defesa e segurança, 45 apresentações de trabalhos acadêmicos e 11 estandes onde estarão expostos produtos da indústria de defesa. Nesta edição foram realizadas 360 inscrições.

O SIGE é um evento anual realizado pelo ITA e organizado pelo Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) e Laboratório de Comando e Controle (LAB-C2).

 

Os interessados podem acessar o site do evento e conferir a programação completa: www.sige.ita.br

 

Fonte: Ten. Raquel Caratti Piani.