Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Projeto Rede Comunicação do ITA possibilita inclusão digital para comunidade ribeirinha em Acará (PA)

A partir de um olhar comunitário, o projeto Rede de Comunicação, composto por alunos do curso Engenharia da Computação e C-lab (Laboratório de Cidadania) do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), foi até a pequena Boa Vista do Acará, uma comunidade de 1.500 habitantes localizada na cidade de Acará, no Pará (PA), para realizar a inclusão digital dessa população ribeirinha de baixa renda por meio da instalação de uma rede de comunicação. O projeto teve como colaboradores o IDDS (International Development Design Summit) Amazon 2016, coordenado pelo D-lab/MIT (Development through Dialogue, Design and Dissemination), o LASSE (Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados), da UFPA (Universidade Federal do Pará), e contou com o financiamento da T61/ITA.

A Rede de Comunicação, após identificar as necessidades locais, instalou o hardware no período de março a setembro de 2016. Neste período, três alunos do ITA viajaram mais de uma vez para Boa Vista do Acará para planejar e implementar o projeto com participação intensa da comunidade e dos parceiros, levando a internet à escola, ao posto de saúde e à Associação de Produtores. Além disso, em julho, dois alunos foram selecionados para participar do encontro internacional IDDS na comunidade.

De acordo com Cecília César e John Bernhard Kleba, professores do ITA, cada aluno trouxe diferentes talentos, que no trabalho em grupo, se complementaram e fizeram o projeto ser um sucesso. “Para a realização desse projeto, lidamos com a cultura e expectativa local. Além da instalação da rede de comunicação, impactamos diretamente a vida de uma comunidade carente por meio do uso inteligente da tecnologia”, disseram os professores.

Sobre a instalação

Um enlace de rádio foi instalado com o uso de 4 antenas Ubiquiti Airgrid M5 HP Ag-hp-5g27 27dbi, interligando a UFPA (Universidade Federal do Pará) à torre próxima da escola da comunidade (6 km), e um segundo enlace comunica com uma segunda torre localizada a 2 km junto à Associação de Produtores de Boa Vista do Acará. A banda do link de rádio é de 100 Mbps e foi fornecida pelo CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) da UFPA.

Uma segunda fase do projeto, que inicia em breve, desta vez sob coordenação do NUPEF – Rio de Janeiro/Fundação Ford, vai realizar a capacitação da população local para o uso inteligente da internet, priorizando o acesso digital como ferramenta de educação, de saúde pública e de auxílio para as cooperativas de produtores locais.

O projeto contou ainda com a colaboração da SBA Communications, Laps Informática, Constrói Telecom e Cisco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ITA