Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA fica em primeiro lugar em número de medalhas em Olimpíada de Latino-americana de Física em 2018

Um total de 197 estudantes, de 45 universidades oriundos de 10 países, disputaram a última Olimpíada Latinoamericana Universitária de Física (OLUF), que aconteceu em maio. O evento é organizado pela Sociedade Cubana de Física e pela Universidade de Havana.

Os competidores são desafiados a solucionar 6 complexos problemas de física teórica em 4h30. As respostas de cada um dos itens devem ser apresentadas de forma detalhada e justificada. Os problemas de 2018 abrangeram temas como ondas gravitacionais, física nuclear, mecânica, termodinâmica e eletromagnetismo.

Essa foi a primeira participação do ITA nessa olimpíada científica. Os alunos do ITA conquistaram 2 medalhas de ouro com os alunos Felipe Mourad Pereira e Vinicius Roberto Gomes Queiroz; além de 5 medalhas de prata, 4 medalhas de bronze e 2 menções honrosas. O ITA acumulou mais da metade das premiações conquistadas por alunos brasileiros na competição.

A participação do ITA na competição foi coordenada pelo Prof. Ivan Guilhon, da Divisão de Ciências Fundamentais.

Outras informações podem ser encontradas no site oficial do evento: http://scf.fisica.uh.cu/es/bases-olimpiada-latinoamericana-universitaria-de-f%C3%ADsica.

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social

 

Publicado em 05 de julho de 2018.