Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA e Embraer promovem diálogo sobre a melhoria contínua do Mestrado Profissional

O reitor do ITA professor Claudio Jorge Pinto Alves esteve na Embraer para conversar com diretores e egressos do curso do mestrado profissional ITA - Embraer, com o objetivo de promover a melhoria contínua do curso.

O vice-presidente de engenharia e tecnologia da Embraer, Daniel Moczydlower, destacou a importância do curso para a empresa e comentou que projetos de sucesso como as aeronaves da família E2, KC-390, e o jatos executivos Legacy e Praetors, além de suas realizações dentro dos cronogramas, têm participação de egressos, bem como várias patentes conquistadas pela companhia. "É uma história de sucesso de uma indústria que formou seus próprios engenheiros, apesar de toda complexidade inerente ao setor aeronáutico", comenta.

Atualmente, há cerca de 500 engenheiros trabalhando na empresa que passaram pelo curso. O foco do programa é a formação especializada e de alta qualificação e isso pode ser constatado pelo significativo índice de contratação na fase final do curso.

O reitor do ITA lembrou que a instituição de ensino nasceu a partir do intuito de se desenvolver no Brasil o setor aeronáutico, o Bandeirante começou no instituto, passou pelo então IPD – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - e depois gerou a Embraer. O Programa de Especialização em Engenharia - PEE é uma ação continuada na capacitação de mão-de-obra qualificada e que mantém a missão do instituto de formar profissionais altamente qualificados ao setor aeronáutico.

“Objetivamos formar um engenheiro aeronáutico que vai atuar ainda melhor na sua atividade fim e que seja capaz de entregar posteriormente bons produtos para companhia. Acredito que essa parceria de quase 20 anos é consequência desse resultado positivo”, completa.

 

Essa semana, essa equipe esteve em Brasília tratando do programa com a Capes e posteriormente o reitor do ITA esteve no Ministério da Educação para convidar o ministro e o secretário do ensino superior para evento de início das obras do H8, a ser realizado no próximo mês.

Fonte: Divisão de Comunicação Social.