Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Ozires Silva é homenageado durante comemoração dos 92 anos de vida

Cerimônia aconteceu no Memorial Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos

 

Publicado em 13/01/2023 – 11h40

 

Dono de uma biografia inspiradora e um dos mais importantes nomes da engenharia aeronáutica no mundo, Ozires Silva, nesta quarta-feira (11), recebeu homenagens do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do INVOZ e demais instituições pelo seu aniversário de 92 anos, comemorado no domingo (8). O local escolhido para a cerimônia foi o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP), espaço que abriga um rico acervo sobre o desenvolvimento das atividades aeroespaciais brasileiras, inclusive o segundo protótipo da aeronave Bandeirante, primeira criação de Ozires.

Durante o evento estiveram presentes o Diretor-Geral do DCTA, o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Vice-Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, o Prefeito Municipal de São José dos Campos, Anderson Farias, representantes das organizações militares do DCTA, do setor industrial, da área de educação e da administração pública. O Vice-Reitor Takachi destacou a importância de Ozires Silva para a história da indústria aeronáutica brasileira e o orgulho em tê-lo como parte do legado da instituição.

“Ozires Silva é a terceira personalidade a ter o título de Doutor Honoris Causa pelo ITA. Ele completa um ciclo iniciado com Santos Dumont, inventor do avião, seguido pelo Marechal Casimiro Montenegro, mentor do Centro Técnico de Aeronáutica, atual DCTA, os outros dois possuidores do mesmo título. Ozires encarna a figura do grande empreendedor da indústria aeronáutica brasileira”, comentou o professor.

Familiares de Ozires o representaram para receber um troféu oferecido pelo Instituto #BrazilsBest. A homenagem, desenhada pelo design Hans Donner, faz uma alusão ao patriotismo e ao desejo de ver o país cada vez mais reconhecido pelos seus atributos. Em uma carta, lida por sua neta Ana Márcia Silva Pinheiro Royo, Ozires Silva agradeceu e pediu que “coloquemos o melhor de nossas possibilidades para construir um Brasil melhor para todos”.

O Diretor-Geral do DCTA,Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros, endossou o desejo de Ozires de que o país cresça e ocupe no mundo um status de respeito. “O Dr. Ozires Silva teve a coragem para levar a sua obra à frente e ele deu a oportunidade para que São José dos Campos se tornasse um polo da ciência, tecnologia e inovação. Nós trabalhamos para engrandecer nossa sociedade, sonhando que essa sociedade brasileira seja cada vez maior”, apontou.

O Diretor-Geral entregou à filha de Ozires, Ana Maria Bueno Silva Pinheiro, um CD e um quadro contendo a música composta por militares da Banda de Música do DCTA homenageando o engenheiro. Ana Maria, emocionada, agradeceu em nome do pai que não pôde comparecer ao evento por motivos de saúde.

 

LEGADO

Ozires Silva nasceu na cidade de Bauru, interior de São Paulo, no ano de 1931. Em 1948 ingressou na Força Aérea Brasileira onde se formou, no Rio de Janeiro, como piloto militar. Depois se mudou para a cidade de São José dos Campos (SP) para iniciar os estudos em Engenharia Aeroespacial na Turma 62 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Organização Militar ligada a FAB.

Após a formação, buscou a realização de um sonho: ver o Brasil como potência na indústria aeronáutica. Foi o fundador da Embraer, que anos mais tarde se tornou a terceira maior empresa de aviação do mundo e referência em todo planeta na produção de aeronaves civis e militares.

Ozires também foi presidente da Petrobras em 1986 e Ministro da Infraestrutura no Governo Collor (1990).

 

DOUTOR HONORIS CAUSA

Como forma de marcar na história a importância dos trabalhos realizados por Ozires Silva, a Congregação do ITA, Colegiado Superior do Instituto, aprovou por unanimidade em março de 2021 a indicação do engenheiro ao Título de Doutor Honoris Causa, honraria antes entregue apenas a Alberto Santos Dumont (1873 – 1932), pai da aviação, e Casimiro Montenegro Filho (1904 – 2000), criador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Ozires foi o primeiro a receber a condecoração ainda em vida.

O Título de Doutor Honoris Causa, expressão latina que em português significa "por causa de honra", é título honorífico concedido a pessoas eminentes, que tenham se destacado por sua virtude, mérito, pelo alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos, a ponto de serem considerados no grau honorário de doutor.

 

Fonte: ITA

Foto: DCTA

Edição: ITA

Revisão: ACS-DCTA