Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA mantém nota máxima em avaliação do MEC pelo 14º ano consecutivo

Índice Geral de Cursos mais recente foi calculado com base no Enade de 2021

 

Publicado em 03/04/2023 – 15h40

 

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram no final do mês passado o Índice Geral de Cursos (IGC), método utilizado para avaliar instituições públicas e privadas de ensino superior. O levantamento foi feito com base no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021 e mostrou que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) se manteve com a nota máxima pelo 14º ano consecutivo.

Segundo o MEC, para chegar ao índice, foram levados em conta aspectos como a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação strictu sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior e o indicativo da qualidade dos cursos oferecidos pelo Instituto, calculado pelo MEC por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, ao atingir a nota mais elevada numa escala que varia entre 1 e 5, o Instituto se mantém como destaque entre as instituições de ensino do país. “Isso reforça a qualidade do nosso corpo docente e a dedicação dos nossos estudantes em buscar um desenvolvimento pessoal cada vez mais aprimorado. A educação e o Brasil ganham muito com isso, tendo Engenheiros cada vez mais bem preparados, prontos para refletir e resolver questões pertinentes ao desenvolvimento da humanidade”, afirmou.

ENADE

Desde a criação do ranking em 2007, o ITA se mantém com a nota 5, a mais alta possível de se alcançar no índice avaliativo. O Enade avalia o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA

Edição: ITA

Revisão: ACS-DCTA