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Secretária-Executiva do MEC acompanha pesquisa do ITA que avalia fluência na leitura

Projeto acontece em parceria com a USP, UMFG e Santa Casa de SP

 

Publicado em 06/07/2023 – 08h20

 

Durante reunião virtual realizada na última sexta-feira (30), foi apresentado à Secretária-Executiva do Ministério da Educação (MEC) e sua equipe, composta ainda pelo Secretário da Educação Básica da pasta, o acompanhamento do estudo coordenado por pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Santa Casa de São Paulo. O projeto busca desenvolver um sistema que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para analisar e avaliar a fluência da leitura de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

Com especialistas de áreas como engenharia de software, processamento da linguagem natural e de sinais de áudio, Inteligência Artificial e fluência de leitura, o estudo funciona da seguinte forma: um texto padrão, pré-produzido pela equipe contendo as variabilidades linguísticas necessárias, é lido pelo aluno analisado e enviado ao software desenvolvido pelo grupo. Após isso, um diagnóstico é feito por meio da Inteligência Artificial, verificando o nível de fluência que aquele estudante apresenta naquele momento.

O Chefe da Divisão de Ciência da Computação do ITA e um dos coordenadores do projeto, Professor Doutor Carlos Henrique Costa Ribeiro, explica que os benefícios dos resultados poderão impactar diretamente na qualidade da educação brasileira. “Uma análise da fluência feita de forma manual ou semi-automática leva muito tempo, e agora poderá ter resultados expedidos em até 24 horas. Com esse parecer mais ágil, é possível realizar intervenções e buscar as correções necessárias para cada caso específico”, de forma tempestiva, apontou o professor.

A Secretária-Executiva do MEC, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, se reuniu virtualmente com o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, e alguns dos pesquisadores envolvidos no projeto, para ter acesso a uma apresentação final dos estudos e discutir a possibilidade de um Acordo de Cooperação com o Governo Federal para ampliação das pesquisas. Até o momento três escolas receberam o programa piloto do estudo, o que poderá ser ampliado para 200 unidades de ensino.

Anderson Ribeiro avaliou como positivos os resultados já atingidos. “Esse é um dos exemplos da importância das atividades de expansão pois trata-se de uma pesquisa de Pós-Graduação com impactos diretos na Educação Básica. Reunimos profissionais de áreas e instituições diferentes com o objetivo de atender uma preocupação que é geral: a melhoria da educação”, comentou.

O software desenvolvido pelos pesquisadores poderá ser aplicado em celulares, computadores e até dispositivos pessoais de baixo custo, criados exclusivamente para este fim.

 

Fonte: ITA

Foto: Reprodução / MEC