Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Estudante de 14 anos entra no livro dos recordes brasileiros como mais jovem aprovado no ITA

Instituto Tecnológico de Aeronáutica é referência na formação de Engenheiros

 

Publicado em 13/03/2024 - 16h45

 

Caio Temponi, estudante natural de Três Rios, no estado do Rio de Janeiro, foi reconhecido pelo Rank Brasil, livro dos recordes brasileiros, como o candidato mais jovem da história a ser aprovado no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do país. Instituição universitária pública da Força Aérea Brasileira (FAB), o ITA é referência em ensino superior e possuí seis cursos de Engenharia.

A aprovação de Caio aconteceu em 2022. O jovem estudante ingressou no vestibular com apenas 14 anos e foi aprovado com classificação notória: 14º lugar – uma performance que impressionou até mesmo a equipe organizadora da prova, já acostumada a um quadro de candidatos bem preparados para o concurso.

Coronel Porto, Coordenador do Vestibular, comenta a performance do estudante: “Realmente Caio surpreendeu. Teoricamente, um aluno que sequer terminou o ensino médio, não teria bagagem teórica suficiente para a aprovação. Caio é uma inspiração, exemplo de garra e dedicação para outros jovens que sonham com uma carreira na Engenharia aqui, no ITA”.

De acordo com Laurismara Temponi, mãe de Caio, desde de muito pequeno o estudante demonstrava gosto peculiar e desempenho acima da média para a área de exatas. E quando conheceu o ITA, passou imediatamente a se preparar para aquele que seria o vestibular cujo rigor o prepararia para qualquer outra universidade. “Ele sabia da dificuldade que o vestibular impunha, mas sabia também que se chegasse no ITA, estaria pronto para conquistar o curso que desejasse. Ele se dedicou muito. Sua aprovação foi recebida com grande alegria por toda a família, amigos e professores. Ele de fato tinha chegado lá”.

E o jovem prodígio tinha razão. Devido a esse preparo, com dedicação de mais de 8 horas de estudo por dia, Caio não conquistou apenas a vaga no ITA, mas também em mais 18 Universidades. E apesar de sua inclinação nata para a Engenharia e seu sonho em ingressar no ITA, com tantas opções, Caio escolheu o curso de Direito, em outra universidade federal.

“O ITA foi sem dúvida a prova que mais exigiu esforço e a que me proporcionou um momento de alegria que não dá para descrever. Abrir mão da vaga foi a decisão mais difícil da minha vida. O ITA era, de fato, um sonho. Mas pesou para mim também a paixão pela advocacia e o desejo de ajudar pessoas e atuar como Juiz, no futuro. Sem dúvida me preparar para o ITA foi decisivo para a conquista desse outro sonho. Contudo, não posso deixar de dizer, que meu coração se mantém pelo ITA”, explica Caio.

Para o Reitor do ITA, o Professor Doutor Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi, Engenheiro Aeronáutico formado pelo Instituto na turma de 1982, a decisão de Caio em nada interfere em seu êxito e tampouco desmerece a universidade. “Nas palavras do Patrono Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, o ITA prepara 'técnicos competentes e cidadãos conscientes'. Caio é a prova de que com persistência e disciplina, é possível transpor barreiras e tomar decisões importantes com clareza e segurança. Em nome da Instituição, agradecemos o jovem Caio pela sua dedicação e por levar com ele o nome do ITA em sua trajetória como estudante”.

A performance de Caio no vestibular do ITA lhe rendeu muitos admiradores, adolescentes de todas as idades que veem em Caio uma inspiração e o procuram para dicas de estudos. O canal que Caio mantém em uma de suas redes sociais, ultrapassa os 40 mil seguidores.

O ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma Instituição Pública de Ensino Superior da Força Aérea Brasileira, fundada em 1950 pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho - considerada uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Localizado na cidade de São José dos Campos (SP), o ITA forma alunos civis e militares no cursos de graduação ligados às Engenharias: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA