De 15 a 21 de julho, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) marcou presença na RoboCup 2025, considerada a "Copa do Mundo dos Robôs", com a equipe ITAndroids. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Salvador (BA), no bairro Boca do Rio, e reuniu mais de 2 mil competidores de 40 países. A delegação brasileira foi uma das mais numerosas da competição.
Formada por 20 alunos do ITA e um professor orientador, a equipe ITAndroids competiu em quatro categorias de alto nível técnico, que colocam à prova conhecimentos em controle, processamento de sinais, inteligência artificial e visão computacional.
O professor orientador e presidente da equipe, Professor Doutor Marcos Máximo, destacou a relevância da participação: “Consideramos que essa conquista comprova a competência do Ita em desenvolver engenharia. Os robôs foram projetados pelos membros da equipe. Além disso, o software de inteligência artificial também foi completamente desenvolvido pela equipe. Destaca-se que é um projeto multidisciplinar combinando conhecimentos de diversas engenharias, como mecânica, eletrônica e computação”.
Os resultados foram expressivos: a ITAndroids conquistou o ouro na liga de futebol robótico “não humanoide” da série B, venceu na categoria Small Size League (SSL), que começou suas atividades por volta de 2017 e ainda garantiu a medalha de bronze na categoria "Soccer 3D".
Em sala de aula, os alunos constroem uma base teórica consistente, aliando conhecimentos de ciências fundamentais às disciplinas profissionalizantes. Essa formação é essencial para a engenharia de qualidade aplicada na construção de robôs. Projetos robustos e de alto desempenho são resultado direto desse preparo acadêmico, fator decisivo para garantir competitividade dentro de campo nas disputas de futebol entre robôs.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: Arquivo Pessoal