
Estudante desenvolveu pesquisa que utiliza IA e processamento de imagens
Publicado em 07/11/2025 - 08h30
Uma estudante do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi contemplada com o Prêmio Protagonismo Universitário 2025, em cerimônia realizada em São Paulo. A aluna de graduação foi reconhecida por seu destaque acadêmico e capacidade de inovação. Entre suas principais realizações, está o desenvolvimento de uma pesquisa que aplica inteligência artificial e processamento de imagens de satélite para tornar mais acessíveis e precisos os dados sobre emissões de gases de efeito estufa.
A premiação é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Na Prática, dedicada a acelerar o desenvolvimento profissional de jovens talentos brasileiros. O prêmio reconhece estudantes que se destacam academicamente e lideram projetos de impacto econômico, social e científico.
No total, seis estudantes foram premiados, um de cada região do país, sendo o Sudeste representado por dois alunos. A estudante Narayane Ribeiro Medeiros, do curso de Engenharia Aeroespacial do ITA, foi contemplada pela liderança do projeto GeoPredict, que aplica IA e processamento de imagens para análises ambientais e climáticas. Ela também promoveu ações de conscientização sobre mudanças climáticas, alcançando cerca de 200 jovens de escolas públicas e cursinhos populares.
Em 2024, o GeoPredict já havia sido selecionado como finalista global do NASA International Space Apps Challenge, entre mais de 10 mil projetos. No mesmo ano, Narayane também conquistou o Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”, na categoria Graduação – Engenharias/Exatas/Ciências da Terra, concedido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O Pró-Reitor de Graduação do ITA, Professor Doutor Celso Massaki Hirata, acompanhou a cerimônia e destacou o papel da estudante no protagonismo da busca por soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Segundo ele, “o prêmio recebido pela jovem aluna do ITA reflete os valores que o Instituto procura transmitir: a união entre excelência técnica e consciência social, em benefício da sociedade. Sentimo-nos honrados e orgulhosos com os resultados alcançados”.
A estudante também celebrou a conquista. “Esse é um projeto desenvolvido por alunos de graduação do Instituto, que tive a honra de liderar, levando resultados impactantes em nível técnico e também um impacto positivo na sociedade, por meio da atuação junto a cursinhos e escolas em áreas de vulnerabilidade social”, explicou Narayane.
Além do reconhecimento, a estudante do ITA e os demais premiados ganharão uma viagem com tudo pago à China, onde irão conhecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo do país.