
Atividades foram realizadas em parceria com escolas públicas da cidade de São José dos Campos (SP)
Publicado em 09/12/2025 - 16h30
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou a 1ª Mostra Tecnologia e Sociedade, reunindo projetos extensionistas de impacto social desenvolvidos por estudantes de graduação, em parceria com escolas públicas estaduais de São José dos Campos (SP). As atividades foram conduzidas pelo Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS), do ITA, em colaboração com o programa +Ciência na Escola, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A mostra apresentou os resultados de 17 projetos de extensão, envolvendo cerca de 100 alunos do Instituto e impactando centenas de estudantes de escolas públicas, que estiveram presentes através de seus coordenadores, professores e alunos.
O evento, , que obteve apoio da ITAex e da Diretoria de Ensino de São José dos Campos, marcou o encerramento de mais um ciclo do Programa de Formação em Engenharia e Cidadania (pFEC), com projetos vinculados a duas disciplinas de graduação em Engenharia do ITA. As iniciativas utilizaram metodologias participativas, combinando referências de Project Based Learning (PBL), design thinking, ciência cidadã e abordagens mão na massa.
Entre os projetos apresentados, destacaram-se iniciativas de gamificação, alfabetização científica, miniestação meteorológica com investigação climática, debate no estilo Nações Unidas, startup para escolha de carreiras profissionais, trilhas de aprendizagem, ciências aplicadas ao cotidiano, mentoria e incentivo ao estudo. Os produtos cocriados entre alunos do ITA e a comunidade escolar estarão disponíveis em breve para download no site www.labcts.org.
O coordenador da atividade, Professor Doutor John Bernhard Kleba, avaliou “a mostra como um sucesso pelo grande entusiasmo dos alunos do ITA em expor seus trabalhos, com inúmeros desafios e aprendizagens, e pelo vivo interesse dos representantes e estudantes das escolas estaduais presentes”. O Professor Doutor Fábio Crocco, membro da equipe executora, acrescentou que "levamos à colaboração dialógica e à valorização do ensino de engenharia, da ciência e da tecnologia a serviço da sociedade, aspectos que, unidos, auxiliam na melhoria do processo de aprendizagem e na formação cidadã dos estudantes e futuros profissionais nas área tecnológicas”.