Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Aprovados no concurso público do ITA tem nomeação autorizada pelo MGI

Novos servidores irão trabalhar nos campus de São José dos Campos (SP) e Fortaleza (CE)

 

Publicado em 22/01/2025 - 14h15

 

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta semana, portaria que autoriza a nomeação de 99 candidatos aprovados em Concurso Público realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Os novos servidores civis irão atuar tanto na sede do Instituto, em São José dos Campos (SP), quanto no novo campus, em construção na cidade de Fortaleza (CE).

O documento, publicado no Diário Oficial da União em 16 de janeiro, autoriza a nomeação de 46 Professores de Magistério Superior, 12 Pesquisadores, 19 Tecnologistas e 22 Técnicos. A efetivação das nomeações está condicionada à existência de vagas disponíveis no momento da convocação, bem como à declaração do ordenador de despesas, que deverá atestar a adequação orçamentária e financeira da despesa à Lei Orçamentária Anual (LOA) e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), incluindo a indicação da origem dos recursos.

Essa nova etapa é resultado do processo seletivo, iniciado em março, que seguiu critérios técnicos e acadêmicos rigorosos, conduzido com base nos princípios da transparência e do mérito. “Essas etapas foram fundamentais para garantir que o ITA continue sendo uma referência em qualidade e seriedade na administração pública”, destacou o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi.

Reconhecido pela excelência em ensino e pesquisa, o ITA é uma das instituições mais prestigiadas do país na formação de engenheiros e pesquisadores de alto nível. Nos últimos anos, o Instituto tem ampliado sua atuação em áreas estratégicas, com a implantação de novos laboratórios, o fortalecimento de parcerias internacionais e o desenvolvimento de projetos em cooperação com o setor industrial e o governo.

O novo campus de Fortaleza, o primeiro fora da sede em São José dos Campos (SP), irá abrigar os cursos de graduação em Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia, áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento nacional e global. No interior de São Paulo continuarão a ser oferecidas as formações em Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Mais informações sobre o Concurso Público estão disponíveis no site www.ita.br/concurso2025.

 

Fonte: ITA, por Ten Leonardo