Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Obras do novo campus do ITA em Fortaleza entram na reta final da primeira etapa

Prédios das Engenharias e primeiro bloco de alojamentos serão inaugurados nos próximos meses

 

As obras do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), estão na reta final da primeira etapa, que contempla a edificação do prédio destinado aos novos cursos de graduação, além do primeiro bloco de alojamento estudantil. Outras fases complementares já foram iniciadas e seguem em ritmo avançado.

A previsão é de que essa primeira etapa seja entregue nos próximos meses, ainda no primeiro semestre deste ano. O conjunto inclui salas de aula e de professores, laboratórios, auditórios e biblioteca, espaços que atenderão aos cursos de Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia. O bloco destinado aos primeiros alunos, que serão recebidos a partir do próximo ano, contará com 88 vagas, além de salas de estudo e áreas de convivência.

Atualmente, mais de 270 pessoas trabalham nas obras, em regime diuturno, contribuindo para o cumprimento do cronograma de entrega. Ao todo, são mais de 18 mil metros quadrados construídos na área da BAFZ, em edificações planejadas especificamente para atender ao Instituto e às novas graduações.

O Diretor do Núcleo do ITA em Fortaleza, Coronel Aviador Tony Gleydson Barbosa Costa, destaca que o campus está sendo concebido “partindo da concepção de que o ITA constitui uma instituição única, materializada em duas unidades integradas”. Segundo ele, “neste espaço, a exemplo do que há décadas se consolida em São José dos Campos, sede do Instituto, será estabelecido uma integração orgânica e virtuosa entre os eixos da tríplice hélice da inovação, academia, indústria e governo, promovendo de forma consistente o desenvolvimento dos estudantes e o progresso da sociedade”.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, ressaltou que as obras em Fortaleza “obedecem a critérios rigorosos de transparência e responsabilidade, permitindo que o Instituto amplie suas capacidades de forma consciente e eficiente”. “As novas áreas do conhecimento oferecidas pelo Instituto, aliadas ao relevante ecossistema de inovação da região Nordeste, possibilitarão a intensificação do progresso por meio da pesquisa, da ciência e da tecnologia em todo o país”, disse.

A segunda etapa das obras também já foi iniciada e está adiantada em relação ao cronograma previsto. Nessa fase, prédios já existentes na BAFZ passarão por reformas para atender às novas demandas decorrentes da implantação do Instituto. A previsão é que essa etapa seja concluída ainda neste ano, no segundo semestre.

NOVOS SERVIDORES 

Outra frente fundamental para o pleno funcionamento do novo campus também registrou avanços. No fim de janeiro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou portaria autorizando a nomeação de 99 candidatos aprovados no concurso público realizado pelo ITA. Os novos servidores civis atuarão tanto na sede do Instituto, em São José dos Campos (SP), quanto no campus em implantação em Fortaleza (CE).

O documento, publicado no Diário Oficial da União, autoriza a nomeação de 46 professores do Magistério Superior, 12 pesquisadores, 19 tecnologistas e 22 técnicos.

 

Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Foto: CO-FZ