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Migração de Aluno Especial para Regular

Esta solicitação deve ser preenchida pelo ORIENTADOR do aluno que, estando matriculado como aluno especial, deseja solicitar aproveitamento de estudos do Programa Preparatório e ingressar como aluno regular, processo este também conhecido como migração de especial para regular. O prazo para migração é até a conclusão do 6o período letivo, a partir do ingresso como aluno especial. Após este prazo, o aluno especial está em condição de desligamento.

No momento de submissão da solicitação, o orientador deverá escolher entre as seguintes opções, referentes a quando ocorrerá a matrícula do aluno como aluno regular:

  • Ingresso como aluno regular no semestre seguinte ao da solicitação: esta opção é escolhida na maioria dos casos, pois o semestre
  • Ingresso como aluno regular no semestre da solicitação: esta opção é escolhida principalmente nos casos em que o aluno teve bolsa aprovada e necessita da matrícula como aluno regular imediatamente para prosseguir com a implementação da bolsa. Observa-se que, neste caso, o ingresso do aluno retroage ao início do semestre, pois o semestre corrente será seu primeiro semestre como aluno regular. 

Para solicitar a migração, o orientador deve estar de posse de relatório elaborado pelo aluno descrevendo a proposta de tese/dissertação, as atividades realizadas, eventuais resultados obtidos e um planejamento das próximas atividades. No momento da submissão, o orientador deve fornecer seu parecer sobre o relatório do aluno, embasando a solicitação. 

Link para o formulário de MIGRAÇÃO DE ESPECIAL PARA REGULAR: https://forms.gle/ikJK5b23vwEoqKna9

O acesso ao formulário é restrito a usuários do e-mail institucional @gp.ita.br. Para preencher o formulário, você deve estar logado na sua conta @gp.ita.br. Não é permitido o preenchimento do formulário pelo aluno. 

O processo de migração de aluno especial para aluno regular passa pelas seguintes etapas:

  • O orientador preenche o formulário.
  • Ao concluir o preenchimento, o orientador e o aluno recebem uma confirmação da solicitação no respectivos e-mails. 
  • O Representante de Área é notificado da solicitação e deve analisá-la.
  • Quando o Representante de Área emite seu parecer, as seguintes ações são disparadas:
    • No caso de implementação para o semestre seguinte, o aluno e orientador recebem imediatamente uma mensagem com o parecer emitido. A solicitação é também enviada para a Secretaria de Pós-Graduação, onde fica armazenada aguardando o final período letivo. No prazo de um mês do início do período letivo seguinte, a Secretaria de Pós-Graduação realiza o registro no Sistema Acadêmico Sophia. O aluno e orientador recebem uma nova mensagem confirmando o fim do processo.
    • No caso do implementação imediata, a solicitação é enviada para a Secretaria de Pós-Graduação, que realiza o registro no Sistema Acadêmico Sophia no prazo de alguns dias. O orientador e o aluno são informados do resultado apenas após a conclusão do registro.

IMPORTANTE: não responda à mensagem enviada a partir do e-mail ippg.forms@gt.ita.brEsse e-mail é utilizado apenas para envio automático de mensagens e não deve ser utilizado para comunicação com a Secretaria de Pós-Graduação. Em caso de necessidade, entre em contato com a Secretaria pelos e-mails e telefones disponibilizados no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.