Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Perguntas frequentes - SANP

A seguir são apresentadas algumas perguntas frequentes, e suas respostas, a respeito do Suporte ao Aprendizado Não Presencial e do período em que as aulas presenciais estão suspensas e as virtuais autorizadas. O fluxo de perguntas em geral é alunos -> docentes -> coordenadores e, ainda que todo o empenho tenha sido feito para que as respostas estejam o mais corretas possível, pede-se a eventual utilização do formulário de comentários do SANP para comunicar alguma incorreção: forms.gle/P9HMXYMgDpehKpuw7

  1. Pode-se utilizar material produzido por outras instituições, incluindo vídeos?
    Sim, desde que sejam respeitadas as questões de direitos autorais envolvidas e o atendimento dos objetivos educativos e ementa da disciplina. 
  2. As aulas virtuais devem ser ministradas por videoconferência no horário normal das aulas presenciais?
    Não necessariamente, ainda que esta opção exista. 
  3. Como deve ser feito o controle e lançamento de frequência dos alunos?
    O controle e o lançamento continuam como responsabilidade dos docentes. Nas atividades síncronas, o docente é quem é capaz de fazer o controle de frequência e participação efetiva. Em algum momento ele deverá, também, fazer o lançamento das frequências no portal e usará, junto com as informações anteriores, seu julgamento das equivalências entre as atividades que deveriam ter ocorrido presencialmente e as atividades virtuais que ocorreram. A formalização e objetividade dos procedimentos ainda podem ser melhor estudadas.
  4. Como deverão ser lançadas as notas?
    Os professores precisarão lançar as notas do semestre normalmente, ou seja, notas referentes ao 1o bimestre, 2o bimestre e Exame Final no Portal Acadêmico. Novos prazos para esses lançamentos serão divulgados em breve. 
  5. As apresentações e entrega de relatório final de TG-1 devem seguir o calendário inicialmente estabelecido?
    A princípio sim, a menos que um novo calendário seja publicado.
  6. Pode ser realizado estágio durante o período de atividades virtuais?
    Somente se houver garantias contratuais explícitas de que o estágio será realizado remotamente, sem envolver atividades presenciais enquanto durar a suspensão. Os estágio curriculares supervisionados ainda precisam cumprir seus objetivos precípuos, no caso de atividades que possam, na vida profissional, ser executadas virtualmente.
  7. O calendário escolar 2020 e o calendário de administração escolar 2020 permanecem em vigor neste momento? Por exemplo: A data limite para envio dos boletins de notas referentes ao 1o bimestre permanece 08 de maio?
    O calendário está sendo rediscutido. Novos prazos serão divulgados oportunamente.
     

Voltar ao SANP