Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Admissão no PPGAO

Você está aqui

O que é o PPGAO?

O Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) é uma iniciativa inovadora do Comando da Aeronáutica na área de ensino de pós-graduação com foco em Defesa. Criado em 2001 pela Portaria nº 941/GC3 e atualmente regulamentado pela ICA 37-461/2011, o PPGAO é programa de pós-graduação stricto sensu transversal no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que viabiliza a participação sistemática de servidores das Forças Armadas em cursos de mestrados e de doutorado, atendendo as diretrizes de um Conselho Diretor presidido pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

O PPGAO tem suas áreas e linhas de pesquisa direcionadas para o interesse da Defesa, e foco em aplicações operacionais das Forças Armadas, em especial o Comando da Aeronáutica (COMAER), conforme mostrado na figura abaixo:

Organograma PPGAO

                                      Áreas de pesquisa e linhas de pesquisa do PPGAO

 

Como um programa transversal, o PPGAO utiliza toda a infraestrutura de cursos já existentes no ITA, reconhecida pelo seu pioneirismo e pela excelência conquistada em seis décadas de ensino de pós-graduação no Brasil. Desta forma, sem criar nenhum curso novo no ITA, o PPGAO conta com seis programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes), nas áreas de engenharia civil, mecânica, aeronáutica, eletrônica, computação, física, ciências e tecnológicas espaciais. Desta forma, o PPGAO dispõe de um reconhecido corpo professores doutores credenciados, além da excelente infraestrutura de laboratórios de ensino e pesquisa do ITA e demais Institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

No ITA, a Comissão de Coordenação do PPGAO tem a função de realizar o acompanhamento acadêmico e suporte aos alunos, garantindo o cumprimento da ICA 37-461 em perfeita harmonia com as regras dos cursos de pós-graduação do estabelecidas na ICA 37-356/2013 (NOREG da Pós-graduação).

informações

             Inter-relacionamento do PPGAO com os demais programas de pós-graduação do ITA

 

Os candidatos ao PPGAO devem ser Oficiais da Aeronáutica, do Exército ou da Marinha, oriundos de qualquer dos quadros de formação. O processo seletivo do candidato ao PPGAO deve atender em primeira instância aos procedimentos estabelecidos na ICA do PPGAO. E segunda instância, o candidato deve ainda seguir o seletivo dos cursos de pós-graduação do ITA, de acordo com as normas gerais dos cursos de pós-graduação do ITA (NOREG).

No caso de aprovação em ambas as instâncias, serão transferidos para o ITA, com amparo para dedicação exclusiva ao Programa para o qual foi aprovado, pelo prazo de dois anos para a conclusão do mestrado e de quatro anos para a conclusão do Doutorado. Em ambos os casos, será mantida a remuneração integral do militar e apoio de moradia no campus do DCTA (conforme disponibilidade). Adicionalmente, os alunos do PPGAO têm a possibilidade de receber apoio à sua linha de pesquisa de acordo com orçamento destinado pelo Estado-Maior da Aeronáutica ou pelos recursos dos próprios Programas do ITA.

 

 

Inscrição e seleção para o PPGAO

Admissão ao PPGAO 2021 - Inscrições ABERTAS

 

O processo seletivo para o PPGAO ocorre, anualmente, em um único período. O período para recebimento da documentação de candidaturas ao processo seletivo do PPGAO é de 01 de agosto 2019 a 31 de janeiro 2020, conforme divulgado na Mensagem Rádio DIFRAL do EMAER.

O processo de inscrição para o PPGAO é iniciado por meio de indicação do candidato ao EMAER, feita pelo seu respectivo Órgão de Direção Setorial e de Assessoria (ODSA), ou pelo Comando Militar da Marinha ou do Exército no caso de candidatos de outras Forças. A indicação é feita via mensagem telegráfica ou Ofício ao EMAER, conforme previsto na ICA 37-461-2011, encaminhando toda a documentação necessária descrita a seguir:

  • Ficha de inscrição preenchida e assinada pelo candidato;
  • Cópia simples do RG e do CPF;
  • Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento;
  • Foto 5x7 (no Padrão SIGPES);
  • Documentação exigida na ICA 37-461-2011;
  • Cópia resumida do Currículo Lattes do candidato. O Currículo Lattes é uma plataforma online de currículos disponibilizada pelo CNPq, que pode ser acessada no endereço eletrônico <lattes.cnpq.br>;
  • Proposta preliminar de pesquisa. (Aos interessados no PG/EIA, favor consultar o link (http://www.civil.ita.br/posgrad/processo_seletivo.php(link is external) que contém instruções especiais;
  • Cópia simples de diploma de curso superior de graduação (frente e verso), OU declaração oficial que comprove a conclusão do curso até a data da matrícula;
  • Cópia simples de Histórico Escolar da Graduação;
  • Cópia(s) simples do(s) certificado(s) de curso(s) de especialização e extensão considerado(s) relevante(s) para a área técnica pleiteada e do(s) históricos da especialização;
  • Duas cartas de recomendação acadêmica;
  • Apenas para Doutorado: cópia simples do diploma de Mestrado (frente e verso) ou certificado de conclusão do Mestrado e cópia simples do histórico escolar do Mestrado;
  • Apenas para Doutorado: apresentação de um dos seguintes certificados de conhecimento de língua inglesa (este certificado pode ser entregue até a data da matrícula para os candidatos selecionados): 1.TOEIC (Test of English for International Communication), aprovação para 550 pontos ou mais.TOEFL (Test of English as a Foreign Language), aprovação para 460 pontos ou mais (ITP), 57 pontos ou mais (iBT). IELTS (International English Language Testing System), aprovação para nota 3.5 ou superior.Exame da Universidade de Cambridge FCE (First Certificate in English), aprovação para nível C (45) ou superior. Curso de idioma da FAB – nível B2.

Etapas do processo de indicação, inscrição, seleção e designação para o PPGAO

Cada ODS estipula os seus próprios procedimentos internos para indicação do candidato para o PPGAO, que no final devem resultar em um Ofício ou Mensagem Rádio de indicação do candidato ao EMAER, remetendo toda a documentação exigida para o processo de inscrição e seleção.

Ao receber as indicações de candidatos de cada ODS, o EMAER remete os processos para a apreciação curricular do ITA, conduzida pela Comissão de Coordenação do PPGAO, em coordenação com os demais programas de Pós-graduação do ITA envolvidos. Nesta fase de apreciação curricular, é analisado o mérito acadêmico do processo seletivo, focado no desempenho curricular e perfil do candidato, bem como na aderência e adequação da proposta preliminar de pesquisa submetida à disponibilidade de orientação de professores credenciados na pós-graduação do ITA. Considera-se ainda a necessidade de formulação de um programa de estudos preliminar para nivelamento acadêmico do candidato, a ser realizado no segundo semestre do ano que antecede a vinda do candidato designado para o PPGAO. Neste caso, pode-se atribuir um fator condicionante para aceitação final do candidato, constituindo um requisito que deve ser atendido até a data estipulada no relatório de análise curricular elaborado pela Comissão de Coordenação do PPGAO.

O relatório de apreciação curricular dos candidatos é então enviado ao EMAER, para deliberação final sobre a designação do candidato, realizada pelo Conselho Diretor do PPGAO em reunião que, em geral, acontece no mês de junho.

Os candidatos que tiverem suas designações confirmadas na reunião do Conselho Diretor do PPGAO, são então inscritos nos respectivos Programas de Pós-graduação do ITA, de acordo com as considerações feitas na fase de apreciação curricular realizada. Esta fase do processo é totalmente realizada pela Comissão de Coordenação do PPGAO no ITA, sem a necessidade de intervenção do candidato.

Após a confirmação da designação, o candidato deve entrar em contato com o Prof. Orientador que lhe foi atribuído na fase de apreciação curricular, no sentido de elaborar o projeto de pesquisa de mestrado ou de doutorado, a ser apresentado ato da matrícula. O projeto de pesquisa deve ser ratificado pela Comissão de Coordenação do PPGAO, e deve ser elaborado em conformidade com a proposta preliminar de pesquisa submetida na fase de indicação do candidato por seu respectivo ODS, bem como as considerações constantes no relatório de análise curricular do candidato.

Os candidatos designados para o PPGAO são transferidos para o ITA no final do segundo semestre do ano que antecede a matrícula, e devem se apresentar no Instituto na data estipulada pela Comissão de Coordenação do PPGAO, que, em geral, é marcada para quinze dias antes da data de matrícula.

 

Informações adicionais sobre o encaminhamento da documentação ao EMAER poderão ser obtidas em contato com a 1ª Subchefia EMAER: telefone (61) 3961-8501.

Dúvidas sobre o processo seletivo no ITA poderão ser esclarecidas pela Coordenação do PPGAO no ITA: e-mail: <coord.ppgao@ita.br> ou  telefone (12) 3305-8501.

Informações detalhadas sobre os procedimentos do PPGAO podem ser obtidas por meio de consulta a ICA 37-461/2011.