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Admissão no PPGAO

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Inscrição e seleção para o PPGAO

 

Admissão ao PPGAO 2022 - Conforme calendário de atividades do anexo B da ICA 37-461.

O processo seletivo para o PPGAO ocorre, anualmente, em um único período.

O cronograma de atividades atualizado encontra-se para download no final da página.

O processo de inscrição para o PPGAO é iniciado por meio de indicação do candidato ao DCTA/ITA, conforme item 1.1.1 do Anexo F da ICA 37-461/2020, feita pelo seu respectivo Órgão de Direção Setorial e de Assessoria (ODSA). No caso de candidatos de outras Forças a indicação é realizada pelo Comando Militar da Marinha ou do Exército ao EMAER. O ofício de indicação deve conter em anexo a documentação descrita abaixo:

  • Ofício de indicação do ODSA, conforme item 1.1.1 da ICA 37-461/2020
  • Ficha de inscrição preenchida e assinada pelo candidato;
  • Cópia simples do RG e do CPF;
  • Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento;
  • Foto 3x4 recente;
  • Documentação exigida na ICA 37-461/2020;
  • Cópia resumida do Currículo Lattes do candidato. O Currículo Lattes é uma plataforma online de currículos disponibilizada pelo CNPq, que pode ser acessada no endereço eletrônico <lattes.cnpq.br>;
  • Proposta preliminar de pesquisa. (Aos interessados no PG/EIA, favor consultar o link (http://www.civil.ita.br/posgrad/processo_seletivo.php(link is external) que contém instruções especiais;
  • Cópia simples de diploma de curso superior de graduação (frente e verso), OU declaração oficial que comprove a conclusão do curso até a data da matrícula;
  • Cópia simples de Histórico Escolar da Graduação;
  • Cópia(s) simples do(s) certificado(s) de curso(s) de especialização e extensão considerado(s) relevante(s) para a área técnica pleiteada e do(s) históricos da especialização;
  • Duas cartas de recomendação acadêmica;
  • Apenas para Doutorado: cópia simples do diploma de Mestrado (frente e verso) ou certificado de conclusão do Mestrado e cópia simples do histórico escolar do Mestrado;
  • Apenas para Doutorado: apresentação de um dos seguintes certificados de conhecimento de língua inglesa (este certificado pode ser entregue até a data da matrícula para os candidatos selecionados): 1.TOEIC (Test of English for International Communication), aprovação para 550 pontos ou mais.TOEFL (Test of English as a Foreign Language), aprovação para 460 pontos ou mais (ITP), 57 pontos ou mais (iBT). IELTS (International English Language Testing System), aprovação para nota 3.5 ou superior.Exame da Universidade de Cambridge FCE (First Certificate in English), aprovação para nível C (45) ou superior. Curso de idioma da FAB – nível B2.

Etapas do processo de indicação, inscrição, seleção e designação para o PPGAO

Cada ODS estipula os seus próprios procedimentos internos para indicação do candidato para o PPGAO, que no final devem resultar em um Ofício de indicação do candidato ao DCTA, remetendo toda a documentação exigida para o processo de inscrição e seleção.

Ao receber as indicações de cada ODSA, o DCTA remete os processos para a apreciação curricular do ITA, conduzida pela Comissão de Coordenação do PPGAO, em coordenação com os demais programas de Pós-graduação do ITA envolvidos. Nesta fase de apreciação curricular, é analisado o mérito acadêmico do processo seletivo, focado no desempenho curricular e perfil do candidato, bem como na aderência e adequação da proposta preliminar de pesquisa submetida, e também à disponibilidade de orientação de professores credenciados na pós-graduação do ITA. Considera-se ainda, se necessário for, a formulação de um programa de estudos preliminar para nivelamento acadêmico do candidato, a ser realizado no segundo semestre do ano que antecede a vinda do candidato designado para o PPGAO. Neste caso, pode-se atribuir um fator condicionante para aceitação final do candidato, constituindo um requisito que deve ser atendido até a data estipulada no relatório de análise curricular elaborado pela Comissão de Coordenação do PPGAO.

O ITA prepara um relatório de apreciação curricular dos candidatos, que é então enviado ao EMAER para deliberação final sobre a designação do candidato, realizada pelo Conselho Diretor do PPGAO em reunião que, em geral, acontece no mês de junho.

Os candidatos que tiverem suas designações confirmadas na reunião do Conselho Diretor do PPGAO, serão então inscritos nos respectivos Programas de Pós-graduação do ITA, de acordo com as considerações feitas na fase de apreciação curricular realizada. Esta fase do processo é totalmente conduzida pela Comissão de Coordenação do PPGAO no ITA, sem a necessidade de intervenção do candidato.

Após a confirmação da designação, o candidato deve entrar em contato com o Prof. Orientador que lhe foi atribuído na fase de apreciação curricular, no sentido de elaborar o projeto preliminar de pesquisa de mestrado ou de doutorado, a ser apresentado ato da matrícula. O projeto preliminar de pesquisa deve ser ratificado pela Comissão de Coordenação do PPGAO, e deve ser elaborado em conformidade com a proposta preliminar de pesquisa submetida na fase de indicação do candidato por seu respectivo ODSA, bem como as considerações constantes no relatório de análise curricular do candidato.

Os candidatos designados para o PPGAO são transferidos para o ITA no final do segundo semestre do ano que antecede a matrícula, e devem se apresentar no Instituto na data estipulada pela Comissão de Coordenação do PPGAO, que, em geral, é marcada para quinze dias antes da data de matrícula.

 

Dúvidas sobre o processo seletivo poderão ser esclarecidas pela Coordenação do PPGAO no ITA: e-mail: <coord.ppgao@ita.br> ou  telefones (12) 3305-8501 e (12) 3305-8475.

Informações detalhadas sobre os procedimentos do PPGAO podem ser obtidas por meio de consulta a ICA 37-461/2020.