Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Admissão no PPGAO

Você está aqui

Os candidatos ao PPGAO devem ser Oficiais da Ativa da Aeronáutica, do Exército ou da Marinha, de qualquer dos quadros de formação, o que possibilita uma grande diversidade de especializações e experiências profissionais. O processo seletivo do candidato ao PPGAO é o mesmo de qualquer candidato à Pós-Graduação do ITA, devendo cumprir as orientações normativas dos Programas Acadêmicos e, adicionalmente, atender aos requisitos de seleção previstas na norma do PPGAO. Entretanto, no caso de aprovação em ambas as instâncias, serão transferidos para o DCTA, com amparo para dedicação exclusiva ao Programa para o qual foi aprovado, pelo prazo de dois anos para a conclusão do mestrado e de quatro anos para a conclusão do Doutorado. Em ambos os casos, será mantida a remuneração integral do militar (no amparo legal) e apoio de moradia no campus do DCTA (conforme disponibilidade). Adicionalmente, os alunos do PPGAO têm a possibilidade de receber apoio à sua linha de pesquisa de acordo com orçamento destinado pelo Estado-Maior da Aeronáutica ou pelo órgão de origem.

 

Admissão ao PPGAO 2018 - Inscrições ABERTAS

Processo seletivo:

O processo seletivo para o PPGAO ocorre, anualmente, em um único período. O período para recebimento da documentação de candidaturas ao processo seletivo do PPGAO em 2017 (para matrícula em 2018) vai de 1º de agosto de 2016 a 31 de janeiro de 2017, conforme divulgado na Mensagem Rádio DIFRAL do EMAER nº 3/3SC3/080716.

Um requerimento do candidato deve ser apresentado na sua OM de origem, anexado da documentação exigida para a inscrição no ITA <www.ita.br/posgrad/procseletivo> ("Documentos Solicitados para a Inscrição de Candidatos Brasileiros"), acrescida de uma declaração pessoal do candidato, informando que não está sub judice, agregado, ou em gozo de licença para qualquer fim, e que não estará cogitado para curso de carreira no ano da matrícula no Programa. O processo completo (requerimento, despachos e documentos anexados) deverá seguir a cadeia de comando, com destino ao respectivo ODSA, que decidirá sobre as indicações das candidaturas das OM subordinadas julgadas pertinentes, encaminhando-as ao EMAER no prazo supracitado. O EMAER, por sua vez, remeterá os processos recebidos para a apreciação curricular pelo ITA, que retornará os pareceres ao EMAER, antes da reunião de julgamento das candidaturas, no Conselho Diretor do Programa.

Para a tramitação no ITA, na etapa de apreciação curricular do processo seletivo, é importante que a documentação exigida esteja digitalizada  na sequência apresentada na listagem dos documentos (em <www.ita.br/posgrad/procseletivo> "Documentos Solicitados para a Inscrição de Candidatos Brasileiros"), acrescida da declaração pessoal ao final, para ser fornecida oportunamente pelo candidato à Coordenação do PPGAO no ITA <coord.ppgao@ita.br>, em formato de arquivo PDF.

Observa-se, antecipadamente, que os candidatos cujos processos seletivos estiverem vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Eng. Aeronáutica e Mecânica (PG-EAM) e Infra-Estrutura Aeronáutica (PG-EIA), em particular os candidatos relacionados à Área de Análise Operacional e Engenharia Logística do PPGAO, deverão preparar-se para prestar prova seletiva no ITA, conforme orientações apresentadas em <www.civil.ita.br/posgrad/processo_seletivo.php>, sendo que o apoio necessário à realização dessa etapa seletiva (transporte, alimentação e hospedagem) deve ser providenciado pelo candidato junto à sua organização de origem, com a antecedência exigida para sua tramitação.

Informações adicionais sobre o encaminhamento da documentação poderão ser obtidas em contato como a 3ª Suchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (E-mails: renatoram@fab.mil.br, saloiosasa@emaer.aer.mil.br; Telefone: 61 3961-8485/8311). Dúvidas sobre o processo seletivo no ITA poderão ser esclarecidas pela Coordenação do PPGAO no ITA (E-mail: coord.ppgao@ita.br; Telefone: 12 3947-6891).

Esclarecemos, por fim, que a ICA 37-461 do PPGAO encontra-se em fase final do processo de revisão (disponível apenas para acesso interno, no sistema "ESPADA" <https://www.espada.intraer> e por meio do link <http://www.emaer.intraer>), sendo previsto um novo calendário de atividades (Anexo "A"), que se adéqua às necessidades de antecipação dos processos  atualmente vigentes (ICA 37-461).

Solicitação de Admissão ao PPGAO 2017  - Processo ENCERRADO

 

 

Processo de Admissão PPGAO 2016 - Informações para os Candidatos
Processo de Admissão e Ciclo de Capacitação no PPGAO